quinta-feira, 18 de março de 2010

O Renascimento

1. Introdução

Neste trabalho vamos abordar o Renascimento.
- Mas, afinal, o que é isto do Renascimento? – perguntam vocês.
- O Renascimento foi um período em que os grandes pensadores começaram a pensar; os grandes artistas começaram a criar e os grandes cientistas começaram a experimentar.
- Muito bem, António

2. Como tudo começou...
O Renascimento surgiu por volta do sec. XV.
Iniciou-se na grandiosa Itália e, depois, o Renascimento começou a espalhar-se pelo resto da Europa.
Mas porque é que o Renascimento não começou em Portugal?
- Sabes, Manuel, isso foi porque, em Itália, estavam reunidas diversas condições que facilitaram o aparecimento deste novo movimento. Como por exemplo...
- Esse país estava dividido em diversos pequenos Estados, e, por isso, todos lutavam para verem qual deles possuía os pensadores e os artistas mais famosos e os palácios e igrejas mais belos…
- E também havia muitas obras de arte greco-romanas, as quais seriam as bases para os grandes artistas renascentistas.


3.Humanismo
Para nós podermos explicar o que foi o Humanismo, tenho que explicar o que eram os Humanistas. Os Humanistas eram aquelas pessoas da época renascentista que tinham uma nova visão sobre o que era a vida e sobre o mundo em que vivemos. Eles foram pessoas que tiveram uma forma de pensar revolucionária.
- Já perceberam? Então, o humanismo era um modo de pensar que se focava no Homem e na sua vida.
- E é este modo de pensar que vai também influenciar o crescimento da arte renascentista.


4. Ciência e Experiência
- No sec. XV, deu-se um desenvolvimento no qual todos os conhecimentos e informações tinham de ser verificados pela razão e pela experiência. Na àrea das Ciências, nomeadamente, Anatomía e Astrología, houve um grande desenvolvimento no período do Renascimento.
- Durante o renascimento os conhecimentos sobre a anatomia do corpo humano desenvolveram-se significativamente. Isto deu-se devido á dissecação de cadáveres as universidades e também aos estudos do medico flamenco Andre Vesalio. Como esta prática não existia antes do sec. XVI, neste tempo os conhecimentos sobre o corpo humano eram muito rudimentares.Ptolomeu afirmou que o planeta terra era o centro do universo (sistema geocêntrico). Esta teoria continuava a ser aceite ate ao princípio do sec. XVI, no entanto, foi abolida por uma outra teoria: o sistema Heliocêntrico. Esta teoria que, foi proposta por Copérnico, apoia que planeta terra e os restantes do sistema solar giram em torno do sol, o qual é uma estrela fixa.



5.Arte-a pintura
A arte no renascimento desenvolveu-se em ambos os sectores: na arquitectura, na pintura e na escultura. Resumidamente, todos estes temas se desenvolveram seguindo as tradições do humanismo, embora, cada um dos temas tenha características próprias.
No entanto, nós vamos apenas tratar aprofundadamente a pintura renascentista, já que foi a pintura que se desenvolveu mais durante do Renascimento.





Pintores Renascentistas

A pintura no Renascimento teve várias influencias de diversos pintores, entre os quais alguns bastante conhecidos como Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, Rafael ou Botticelli.
Não obstante, vamo-nos focar em Van Eyck, tendo em conta que foi um dos primeiros pintores a usar diversas técnicas características desta época, das quais vamos falar mais à frente, neste trabalho.




Jan Van Eyck





Jan Van Eyck nasceu em Maaseik (perto da região da Flandres), em 1385 e faleceu em Bruges, no ano de 1441. Era um pintor flamengo da época de Renascimento. Era irmão de Hubert Van Eyck, o qual também era um pintor renascentista conhecido. Foi Jan Van Eyck o primeiro a utilizar a técnica da pintura a óleo, a qual foi uma das transformações revolucionárias que se deram no sector da pintura renascentista. Foi também um dos primeiros pintores a trabalhar com as novas regras do naturalismo e da técnica da perspectiva.



Obras de Jan Van Eyck










O Casal Arnolfini

Esta pintura é a mais conhecida de Jan Van Eyck, já que “O Casal Arnolfini” possui, escondidos e subentendidos no meio da obra, diversos símbolos e objectos com os mais variados significados.
Por exemplo, o tapete, que se encontra por trás das duas personagens, é muito luxuoso, o que indica a alta classe do casal.
Além disso, nesta pintura também estão pronunciadas várias características da Arte Renascentista.
Por exemplo, o naturalismo, que pode ser observado na forma como as vestes da mulher estão representadas ou até mesmo na representação do cão, o qual se apresenta com a sua forma natural, bem como as personagens e todos os móveis e os objectos presentes na obra.
Também a perspectiva, mais propriamnete, o efeito de profundidade, é realçada nesta pintura com a frecha na janela e com o espelho no fundo da parede, o qual reflecte o casal e Jan Van Eyck.


Conclusão

E agora? Será que esclarecemos todas as vossas dúvidas sobre o Renascimento?
- Bem, nós esperamos que sim. No entanto, se tens mais alguma pergunta, devias estar com mais atenção nas aulas de História!!
- Nós explicamos-te o que era o Humanismo, os desenvolvimentos que se deram nesta época e mostrámos-te os maravilhosos quadros de Van Eyck.
- Esperamos que tu, assim como nós, tenhas descoberto o quão importante o Renascimento foi para nós e para o resto da Humanidade.

Bibliografia



FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário