quarta-feira, 24 de março de 2010

O espectro sonoro

O espectro sonoro

Introdução
O som é algo com que nos deparamos diariamente
O som já é tão comum nas nossas vidas que nós nem sequer reparamos na sua importância. Serve para nós nos expressarmos, para comunicarmos, para nos entendermos ou simplesmente para avisar o carro da frente que o semáforo já mudou...
Os sons não são todos iguais. Por isso, eles têm de estar organizados de alguma forma.
Neste trabalho vamos falar sobre o espectro sonoro, o lugar onde os sons etão organizados.

O espectro sonoro
O espectro sonoro é um esquema onde se representa os sons audíveis pelos seres vivos. Além disso, também representa a frequência dos diferentes tipos de sons.
O espectro sonoro não abrange apenas os sons que nós, humanos, ouvimos; inclui também aqueles sons que não conseguimos ouvir.
Os sons que conseguimos ouvir chamam-se sons audíveis. Por sua vez, aqueles que nós não conseguimos ouvir chamam-se sons inaudíveis. Os sons inaudíveis podem ser Infra-sons ou Ultra-sons, consoante a sua frequência, ou seja, a sua posição no espectro sonoro.






Os diferentes sons
O espectro sonoro engloba os Infra-sons, os sons audíveis e os Ultra-sons.
As ondas sonoras dos Infra-sons possuem uma frequência inferior a 20 Hz.
As ondas sonoras dos sons audíveis possuem uma frequência entre 20 e 20.000 Hz.
As ondas sonoras dos Ultra-sons possuem uma frequência superior a 20.00 Hz




Os sons audíveis
Os sons audíveis são aqueles que, tal como o nome indica, os seres humanos conseguem ouvir.
Mas porquê? O ser humano consegue ouvir estes sons porque o seu ouvido, mais concretamente o seu típano, apenas vibra com certos sons - os sons audíveis.




Sons inaudíveis
Os sons anaudíveis são aqueles que nós, seres humanos, não conseguimos ouvir.
Estes sons podem ser Infra-sons ou Ultra-sons, consoante a sua frequência, a sua posição no espectro sonoro.
Existem animais que conseguem ouvir os sons inaudíveis. Como por exemplo, o morcego consegue ouvir Ultra-sons e a aranha consegue ouvir os Infra-sons.
Utilizamos esse facto para construírmos alguns objectos especiais que nos ajudam com os nossos animais de estimação, como por exemplo os apitos para cães.



Conclusão
Com este trabalho nós percebemos que o som, com o qual nos defrontamos diariamente, é mais complexo e tem mais usos que nós imaginamos. Compreendemos também que não conseguimos ouvir e que podem ser ouvidos por outros animais, o que é, na nossa opinião, bastante fascinante.



FIM

quinta-feira, 18 de março de 2010

O Renascimento

1. Introdução

Neste trabalho vamos abordar o Renascimento.
- Mas, afinal, o que é isto do Renascimento? – perguntam vocês.
- O Renascimento foi um período em que os grandes pensadores começaram a pensar; os grandes artistas começaram a criar e os grandes cientistas começaram a experimentar.
- Muito bem, António

2. Como tudo começou...
O Renascimento surgiu por volta do sec. XV.
Iniciou-se na grandiosa Itália e, depois, o Renascimento começou a espalhar-se pelo resto da Europa.
Mas porque é que o Renascimento não começou em Portugal?
- Sabes, Manuel, isso foi porque, em Itália, estavam reunidas diversas condições que facilitaram o aparecimento deste novo movimento. Como por exemplo...
- Esse país estava dividido em diversos pequenos Estados, e, por isso, todos lutavam para verem qual deles possuía os pensadores e os artistas mais famosos e os palácios e igrejas mais belos…
- E também havia muitas obras de arte greco-romanas, as quais seriam as bases para os grandes artistas renascentistas.


3.Humanismo
Para nós podermos explicar o que foi o Humanismo, tenho que explicar o que eram os Humanistas. Os Humanistas eram aquelas pessoas da época renascentista que tinham uma nova visão sobre o que era a vida e sobre o mundo em que vivemos. Eles foram pessoas que tiveram uma forma de pensar revolucionária.
- Já perceberam? Então, o humanismo era um modo de pensar que se focava no Homem e na sua vida.
- E é este modo de pensar que vai também influenciar o crescimento da arte renascentista.


4. Ciência e Experiência
- No sec. XV, deu-se um desenvolvimento no qual todos os conhecimentos e informações tinham de ser verificados pela razão e pela experiência. Na àrea das Ciências, nomeadamente, Anatomía e Astrología, houve um grande desenvolvimento no período do Renascimento.
- Durante o renascimento os conhecimentos sobre a anatomia do corpo humano desenvolveram-se significativamente. Isto deu-se devido á dissecação de cadáveres as universidades e também aos estudos do medico flamenco Andre Vesalio. Como esta prática não existia antes do sec. XVI, neste tempo os conhecimentos sobre o corpo humano eram muito rudimentares.Ptolomeu afirmou que o planeta terra era o centro do universo (sistema geocêntrico). Esta teoria continuava a ser aceite ate ao princípio do sec. XVI, no entanto, foi abolida por uma outra teoria: o sistema Heliocêntrico. Esta teoria que, foi proposta por Copérnico, apoia que planeta terra e os restantes do sistema solar giram em torno do sol, o qual é uma estrela fixa.



5.Arte-a pintura
A arte no renascimento desenvolveu-se em ambos os sectores: na arquitectura, na pintura e na escultura. Resumidamente, todos estes temas se desenvolveram seguindo as tradições do humanismo, embora, cada um dos temas tenha características próprias.
No entanto, nós vamos apenas tratar aprofundadamente a pintura renascentista, já que foi a pintura que se desenvolveu mais durante do Renascimento.





Pintores Renascentistas

A pintura no Renascimento teve várias influencias de diversos pintores, entre os quais alguns bastante conhecidos como Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, Rafael ou Botticelli.
Não obstante, vamo-nos focar em Van Eyck, tendo em conta que foi um dos primeiros pintores a usar diversas técnicas características desta época, das quais vamos falar mais à frente, neste trabalho.




Jan Van Eyck





Jan Van Eyck nasceu em Maaseik (perto da região da Flandres), em 1385 e faleceu em Bruges, no ano de 1441. Era um pintor flamengo da época de Renascimento. Era irmão de Hubert Van Eyck, o qual também era um pintor renascentista conhecido. Foi Jan Van Eyck o primeiro a utilizar a técnica da pintura a óleo, a qual foi uma das transformações revolucionárias que se deram no sector da pintura renascentista. Foi também um dos primeiros pintores a trabalhar com as novas regras do naturalismo e da técnica da perspectiva.



Obras de Jan Van Eyck










O Casal Arnolfini

Esta pintura é a mais conhecida de Jan Van Eyck, já que “O Casal Arnolfini” possui, escondidos e subentendidos no meio da obra, diversos símbolos e objectos com os mais variados significados.
Por exemplo, o tapete, que se encontra por trás das duas personagens, é muito luxuoso, o que indica a alta classe do casal.
Além disso, nesta pintura também estão pronunciadas várias características da Arte Renascentista.
Por exemplo, o naturalismo, que pode ser observado na forma como as vestes da mulher estão representadas ou até mesmo na representação do cão, o qual se apresenta com a sua forma natural, bem como as personagens e todos os móveis e os objectos presentes na obra.
Também a perspectiva, mais propriamnete, o efeito de profundidade, é realçada nesta pintura com a frecha na janela e com o espelho no fundo da parede, o qual reflecte o casal e Jan Van Eyck.


Conclusão

E agora? Será que esclarecemos todas as vossas dúvidas sobre o Renascimento?
- Bem, nós esperamos que sim. No entanto, se tens mais alguma pergunta, devias estar com mais atenção nas aulas de História!!
- Nós explicamos-te o que era o Humanismo, os desenvolvimentos que se deram nesta época e mostrámos-te os maravilhosos quadros de Van Eyck.
- Esperamos que tu, assim como nós, tenhas descoberto o quão importante o Renascimento foi para nós e para o resto da Humanidade.

Bibliografia



FIM